Comércio de pássaros é covardia! Não compre. Não aprisione. Liberte!

Como faço para libertar os canários de canto


Tenho alimentadores de sementes para pássaros granívoros,  de água para beija-flores e algumas bandejas com frutas e pães espalhados pela varanda e nas árvores de casa. Aqui onde moro, pelo costume de alimentar os pássaros, a quantidade de "visitantes de penas" que recebo todos os dias é realmente grande.

Não há coisa mais gostosa do que começar o dia com uma passarinhada cantando na sua janela! Ainda mais sabendo que estão aqui porque querem, que são livres e felizes!

Tenho um casal de canários que tem a gaiola aberta, mas continuam morando ali. De vez em quando eles saem, dão uma passeadinha, mas voltam. São eles os pais da maior parte da passarada que solto.

A única época em que a gaiola está fechada é quando a Rinha (minha canarinha-mãe!) está chocando, até que eles comecem a se alimentar sozinhos.

Quando já estão conseguindo voar e se alimentar bem, a gaiola é aberta. Eles vão, ou ficam, como desejarem.

Você vai dizer que eles não sobrevivem, se soltar não vão saber o que fazer.... mas eu não acredito nisso. Não acredito, e tenho provas de que eles conseguem viver livres.

Se fosse assim, se eles estivessem tão acostumados a viver presos, porque o instinto deles é sair da gaiola?

Sabe porquê? Porque essa é a natureza deles! Se eles ainda tem o instinto para sair, também tem para sobreviver, procurar comidinha, encontrar seus pares.

"Ah, mas eles vivem há mais de 100 anos em gaiolas. Não são naturais do Brasil..."

E com tudo isso, eles ainda tentam sair, não é mesmo?

Tá brabo de engolir essa teoria de que não podem ser livres. Típica de quem quer ganhar dinheiro escravizando seres vivos!!!!

Meus canários não são meus escravos, não são meus inimigos, nem meus prisioneiros. Por amá-los demais, e respeitá-los como os seres vivos que são, é que os deixo livres.

Você pode fazer isso também!

Já são muitos os canarinhos que quiseram ser livres. Tem uns que saem de primeira ... outros levam anos para ir embora...

Eu acredito que nós não temos o direito de aprisionar um bichinho só porque achamos seu canto bonito. Manter passarinho dentro de uma gaiola minúscula é maldade. Deus os fez com asas para que possam voar.

Espero que um dia as pessoas entendam isso e que compartilhem comigo desse ideal. Eu estou fazendo a minha parte. Mesmo que pequena.

E eu sei que, para esses passarinhos, que vão poder viver livres, eu fiz diferença...

Se eu fosse passarinho, trocaria uma vida toda dentro de uma gaiola por um único dia de liberdade.

E você?






45 comentários:

leonne disse...

Muito legal sua iniciativa. Estou cuindado de um canário que recentemente apareceu em casa. Ele apareceu aqui com fome, ficava em cima da gaiola do pintagol do meu pai, ai coloquei uma gaiola aberta para ele com comida e agua. Faz umas 2 semanas que ele esta aqui. Quando chegou era meio bobao ainda, nao sabia voar tao bem, acho que tinha escapado de alguma gaiola fazia pouco tempo. Agora ele esta todo malandrao, voando por ai. Eu moro em apartamento, no 3° andar, fico só olhando o bixinho indo e vindo. Ele está tao malandro que no momento ta aqui no banheiro. Como em casa fica tudo aberto, a gente acaba se deparando com ele por todos os comodos. O problema é que o bixinho anda comendo varias plantas aqui de casa, mas eu nao ligo nao, o preço de vê-lo livro é muito maior. Sempre pensei em criar canarios assim, adaptá-los para voltarem a ser livres. Hoje vejo que isso é possivel.
Meu medo é que alguem acabe capturando ele, pq aqui perto de casa tem algumas pessoas que possuem canários e voce sabe como eles são né, é só ouvir outro canário chamando que vao atras, ai fica facil de capturá-los.
Voce mora longe da cidade?

Vou tirar algumas fotos do bixinho solto e te mandar.

Abraço e parabéns!

clarissa disse...

Olá Karine parabéns!!!
Crio manons soltos há mais de um ano e deu super certo.
Eles voltam as gaiolas para se alimentar e beber água.
Durante o dia geralmente ficam passeando e no final do dia voltam para se alimentar.
Me enche de alegria ve-los livres e felizes!
tomara que todos tomem consciência da maldade que é deixar um pássaro numa gaiola.
abrs
Clarissa

Braza disse...

Show!!! Estou empenhado na divulgação desse abaixo-assinado.

Proibir pássaros presos em gaiolas

Divulguem o abaixo assinado:

https://www.change.org/p/congresso-nacional-lei-que-pro%C3%ADba-no-brasil-p%C3%A1ssaros-em-gaiolas?source_location=petitions_share_skip

Eu assinei.

Grande abraço.

Anônimo disse...

Acabei de abrir a gaiola dos meus canários, estive pensando a semanas que eles nao merecem estar ali, presos, mesmo sem asas nao mereciam estar presos por simplesmente terem o dom do canto.

Braza disse...

A cada iniciativa, cada um de vocês, fazem valer o meu dia. Vamos fazer, vamos acontecer! Parabéns e um grande 2017 para todos.

Artur Brazão

Anônimo disse...

Também não gosto de ver passarinho preso em gaiola,não sei como existe seres humanos que não tem conciência de que a liberdade é essencial para qual ser vivo.

Julio Delfino disse...

Quero soltar meus canários, moro quase no centro de Sampa. Email- julio.delfino@hotmail.com Tel. 11-994676669

CARINE disse...

Julio Delfino! Tudo bem? O ideal seria você procurar alguma pessoa que more em uma área mais arborizada e que possa receber seus canários (e de preferência não tenha gatos), pois no começo eles ficam bastante em volta da gaiola. Daí vc vai deixando alimentadores nas arvores em volta, e a gaiolinha aberta. Quando eles se sentirem seguros, seguirão seus caminhos. Provavelmente no começo eles voltarão para dormir na gaiolinha. Para béns pela decisão! Não desista! Grande abraço!!!!

GIVAS disse...

Tenho 05(cinco) gaiolas com pássaros e gostaria muito de solta-los porem como moro na cidade temo que quando eu os soltar eles vão direto para outra casa onde tem gaiolas também. Então queria saber onde solta-los com a certeza de que nunca meis nonguem vai prende-los. Se alguem tiver uma dica ou lugar poderia me passar via e-mail para eu ir até o local para realizar minha vontade de ver meus passaros livres. Obrigado

Nilza disse...

Também gostaria de soltar os dois canários que tenho. Mas fico com medo de algum animal (gato ou cachorro) pegá-los. Como devo proceder? Alguém pode me ajudar?

CARINE disse...

Oi, pessoal! Segue resposta que passei para um outro amigo mais acima:
1- O ideal seria você procurar alguma pessoa que more em uma área mais arborizada e que possa receber seus canários (e de preferência não tenha gatos), pois no começo eles ficam bastante em volta da gaiola.
2- Daí vc vai deixando alimentadores nas arvores em volta, e a gaiolinha aberta.
3- Quando eles se sentirem seguros, seguirão seus caminhos.
4- Provavelmente no começo eles voltarão para dormir na gaiolinha.
Parabéns pela decisão! Não desistam! Vocês fazem parte da mudança para trazer mais amor e mais humanidade para esse mundo! Obrigada por acreditar :)

Anônimo disse...

Boa noite!

Gostaria de poder soltar meu canarinho. Tenho dois gatos em casa e moro numa rua sem árvores. Você mora fora da cidade de São Paulo?

Unknown disse...

Galera,sei que vcs querem o melhor para os canarios,mas tem um porém,nas ilhas canarios há frutos e sementes que são a verdadeira dieta do canario belga,só lá eles teem esses alimentos que contém as vitaminas que os mantém vivos,eles não comem bichinhos como os canarios da terra,creio eu que mais adequado,mas ao mesmo tempo um tanto complicado seria leva-los ao seu lugar de origem,que é a própria ilha canaria,lá sim eu teria certeza que eles sobreviveram,mas não estou desanimado ninguém,quem sabe vcs consigam,eu adoraria ver canarios belga soltos no Brasil,imagine que lindo seria ve-los se virando sozinhos nas matas brasileiras,mas pensem nisso,ou se informem dos alimentos que eles gostam e tentem cultiva-los se vcs tiverem um espaço grande,uma fruta que eu pesquisei aqui além de muitas que eles comem é o figo,o qual há em abundância nas ilhas canarias e eles adoram,obrigado e vamos em frente.

Diego disse...

Vou soltar os meus.
E aí o seu voltou?

Unknown disse...

Estava pensando em pegar um, mais... Eles querem ser livres!

Francisco disse...

OI,GANHEI UM CANARIO AMARELO NUMA GAIOLA COMO PRESENTE A MINHA FILHA,MAS NUNCA GOSTEI DE VER ESSE BICHOS PRESOS EM UMA GAIOLA...TEM ALGUMA TECNICA OU DICA PRA FACILITAR A SOLTURA DELE NA NATUREZA?PLANEJO IRMOS COM ELE EM ALGUMA AREA DE MATO E LIBERTA - LO LA MAS NÃO SEI SE É A MELHOR OPÇÃO.ADEANDER@GMAIL.COM MEU EMAIL

Unknown disse...

Quero soltar meu canário como faço???

Unknown disse...

Olá eu tenho 3 quero soltalos mas tenho medo de não sobrevive , será que eles sobrevive ?

ana beatriz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Quanta hipocrisia , vcs conhecem canários pq temos criadores sérios e responsáveis , quanto vc não concordar com a teoria , nos não concordamos com a sua , portanto respeite a opinião de cada um , Simples assim .....
E iss ok.....

Braza disse...

Experimente ficar numa gaiola, jaula ou prisão. Após isso repense suas escolhas.

Anônimo disse...

Se for pensar desse jeito não poderíamos ter nenhum animal de estimação, abre a as portas de casa pra ver se os cachorros e gatos não saem, as criações de animais para consumo humano também, vacas, porcos e galinhas teriam que ser soltos seguindo essa ideia, e cada ser-humano procuraria alimento por conta própria na natureza. Quem quiser ter pássaros em gaiolas desde que seja legalizado e bem cuidado eu não vejo problema, os canários belgas são domesticados a centenas de anos e não são seres racionais para pensar em porquê estão presos, alegram a nossa vida agitada na cidade grande, onde só temos barulho de trânsito de veículos. Eu acredito que dependendo do local se soltar um canário que nasceu em gaiolas ele não dure nem 2 dias, a vida inteira teve alimento e água fresca a disposição, na liberdade ele vai encontrar predadores, doenças as quais nunca foi exposto, água não filtrada, falta de alimento apropriado, etc.

Michelly disse...

Gente li o relato de vcs e chego a conclusao que realmente nao conseguem viver livres uma disse que o canario chegou na casa dela com fome e sede tanto que os alimenta..outra diz que o canario passea por la e come plantas...pois tem fome e nao sabe o que comer..prova que está perdido..nao basta ser livre e passar fome e sede nao acha? Quero libertar os meus odeio ve los preso..mas quero ve los bem!

maroca disse...

estou com mesmo problema tenho um canario mais quero dar a sua liberdade mais estou insegura se vai resistir muito tempo. nao sei o que fazer

ana beatriz disse...

A minha solução foi vendê-lo para alguém que gosta mesmo de cuidar

SONINHA disse...

Boa noite!
Eu,Sonia Regina faço criação de canário desde 2012 qdo ganhei um casal...e nunca deixei juntar muitos...sempre fui deixando alguns voarem.
Mas agora juntaram se mais de 20 e gostaria de solta los,porém tenho muito medo,pois tem muito comércio ilegal onde moro.
Eu gostaria de leva los para o sitio em Sao Bento do Sapucaí.....como fazer, por favor me oriente.obrigada

Adriana disse...

Oi Carine, você poderia acolher um canario que eu ganhei? Eu também não gosto deles enjaulados... por favor!?

Pedro Paulo Borges disse...

Nao faz isso otario, passaros em cativeitos nao se adaptam facil a natureza, e soltar passaros exóticos na natureza é crime, sem falar aue ele morre se soltar na fauna brasileira

Artur Brazão disse...

Se não vai pela consciência vai pela lei. É urgente que seja criada lei que proíba manter pássaros em gaiolas. A partir da lei terei imenso prazer de denunciar os diversos casos que nos cercam. Vamos acabar com isso de vez no Brasil.

Unknown disse...

Gostaria muito de soltar meus canário do reino e vê-los soltos mais infelizmente outras pessoas o pegariam e tenho gatos tbm!!resgata eles pra mim e leva pra seu lar 997099024

Unknown disse...

Estou pensando em soltar o q crio desde do abandono da mãe. Está na gaiola há 6 meses. De manhã solto na sala e ele está tão agarrado comigo q não sai de perto. Tenho um jardim com várias árvores. Acho que a mãe q o abandonou no ninho está sempre comendo os alimentos q coloco na casinha onde o encontrei. Eram 5 que alimentei sob orientação de um passarinheiro. 2 morreram logo q foram abandonados pela mãe. 2 descuidei e voaram pra longe. Ficou o Pilili. Tão agarrado comigo. Quando converso com ele cpnvidando para tomar banho na piscininha q tem dentro da gaiola ele vem rapido e da gisto ve-lo mergulhando a cabecinha, qdo eu falo "mergulha pilili".Já comecou a cantar. está cantando e encantando as pessoas q moram comigo. Vou começar amanhã colocando a gaiola na árvore q tem outros. É aos poucos vou abrir a gaiola. Meu coração está partido mas vou dar a ele a liberdade. Ser a q ele será feliz livre? É a minha preocupação. Voa Pilili, a mamãe estará sempre cuidando de você.

Braza disse...

Cuidei um mês de um filhotinho de sanhaçu. Botava em uma gaiola para ele dormir. Botava a comida do lado de fora para ele ir se acostumando fora da gaiola. Ele já voava para o meu ombro... Muito bacana. Fiquei com medo de abrir as janelas e ele ser pego pelos gatos da pedreira ou por gaviões. Um dia dei bobeira e ele fugiu sem se despedir. Eu cuidei dele para ser livre e isso se concretizou. Queria ter filmado.

Yemna Chadud disse...

Que lindo ! Que o Pilili vá ou fique (ou vá e fique - rsrs), mas que seja muito feliz.

Unknown disse...

Então solte-os, sua alma ficará livre e a liberdade dele também

Unknown disse...

Eu tenho um cenário belga. Moro na cidade .Num bairro movimentado. Eu soltei ele por fiquei com pena de ver preso. Mas fiquei com medo de gatos pegarem ele. Subi numa leve e soltei . Ele voou . Mas caiu numa casa vizinha.O menino da vizinha pegou ele. Eu fui correndo e pedi de volta. Fiquei com medo do menino maltratar ele. Chorei de alegria de ver ele de volta. Arrumei uma gaiola maior e está comigo. É meu companheiro. Meu tiquinho. Se eu perder ele eu acho que não sei o que faço mais. Fico triste de vê-lo preso. Mas, se eu soltar tenho medo de os bichos comer ele.

Manoela disse...

Muito feliz de saber que existem pessoas que pensam assim!! Pássaros não são brinquedos, nem enfeites! É lindo ver o vôo de um pássaro!!
Quem souber de algum grupo engajado nessa luta me informa por favor! Gostaria
De dar minha contribuição

Manoela disse...

Muito feliz de saber que existem pessoas que pensam assim!! Pássaros não são brinquedos, nem enfeites! É lindo ver o vôo de um pássaro!!
Quem souber de algum grupo engajado nessa luta me informa por favor! Gostaria
De dar minha contribuição

Anônimo disse...

thors hammer gel funciona

Chá de gengibre e hortelã

Sopa de emagrecimento com vegetais

Sopa primavera com ovos e ervilhas

Sopa de purê de tomate com aipo

Arroz com marisco japonês

Suco rejuvenescedor

Curso de Periodontia Online

Anônimo disse...

Pare de anestesiar a dor. Cure-se!

A trilha do autoamor|Potencialize em 6 passos

Maneira de reprogramar o seu cérebro | Reprogramação Mental

receitas para secar em 30 dias 2.0

Hot Men Caps

Unknown disse...

E de repente me deparei com esse lindo texto e que super identifica com minha forma de pensar e agir.Nao me sinto confortável em ver pássaros em gaiola. Sempre me incomodou muito. Convivo com várias espécies de canários e beija flores que vem até meu quintal se alimentar nos comedores q deixo na árvore e que trazem gentilmente suas alegrias tornando minha vida cada vez mais feliz!!!!

Anônimo disse...

Hipócritas, falam de canários presos,mas se alimentam de aves que vivem aglomerados e vão para o abate como galinhas patos gancos porcos e outros animais que um dia já foram silvestres também, ovos e animais com tratados com muitos hormônios e químicas, que vc não veem como são engaiolado e abatidos para suas mesas. E para encher os bolsos das multinacionais e comerciantes somente para fins lucrativos.Sem contar como morrem passar os nativos por causa dos agrotóxicos nas lavouras, e as matas de seus habitats sendo derrubadas constantemente, hipocresia admirar um canto tão lindo de um canario cantando, ( a gaiola que prende é a mesma que preserva a espécie)

Anônimo disse...

Se o ibama de pefar vai levar uma multa , nao sao passaros sa nossa fauna.
Nao e so gostar de passaros tem que ser responsavel, e usso que voce esta fazendo e contra a lei e um ato inrresponsavel.

matheus durante disse...

cara, meu canario escapou hoje e moro em condominio de casas....simplesmente saiu voando alto e sumiu. estou preocupado de alguém pegar ele ou morrer de fome e sede...

Ariovaldo Moretto disse...

Qual endereço ?

jana disse...

Quero soltar meus . Como fazer de forma segura